26 de julho de 2011

Santo Amaro receberá a primeira edição do Projeto Rodin Itinerante


http://www.santoamaronoticias.blogspot.com
O Desespero /   Foto: Jean de Calan
A primeira cidade a sediar o Projeto Rodin Itinerante será Santo Amaro da Purificação. O local, o Solar Paraíso, um imponente Sobrado, é um importante patrimônio arquitetônico e histórico construído no século XIX e tombado em 1986 pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, coincidentemente, no mesmo ano e no mesmo Livro de Registro de Tombamentos do IPAC que o Casarão da Família Bernardo Catharino, na Graça, que abriga o Palacete das Artes Rodin Bahia.

Pesquisas da atual proprietária do Solar Paraíso, Lucilia Libório Trzan, indicam que o sobrado foi adquirido em 1977 pelo Senhor João Ferreira de Araújo, que teria adquirido a propriedade dos beneditinos, ainda no século XVIII, sendo vendida mais tarde para o Dr. José Moreira de Carvalho, pai do Conde de Subaé, com a morte deste, passou a ser propriedade de Dona Maria de Carvalho Pinho.


No século XIX, o Sobrado passou a pertencer a Ernesto Ehremberg, que o deixou como herança para seu genro, o capitão Alípio Marcos de Campos, casado com Francisca Romana Erhemberg. Por morte do capitão, Francisca herdou o sobrado. Não tinha filhos e, por esta razão, deixou em testamento que, por sua morte, o solar ficaria para a Santa Casa de Misericórdia de Santo Amaro. O vice-provedor da época, José Wanderley de Araújo Pinho, arrendou o sobrado para Antônio de Freitas Campos e sua esposa Haydil Barros.

Durante a IIª Guerra Mundial, o Solar Paraíso foi vendido ao iugoslavo Carlos Trzan, que fundou em Santo Amaro a Fundição de Aço Trzan, a primeira indústria pesada no Estado da Bahia. Nos anos1960, o empresário vendeu sua empresa a Antônio Ermírio de Moraes, que, na época, assegurou a restauração do Solar Paraíso e a sua entrega para o Governo do Estado, para ser implantada uma escola orientada para o trabalho e para o desenvolvimento de ações sociais voltadas para a população do município. Com o não cumprimento do acordo firmado, o Solar Paraíso voltou em 1984 a pertencer à família Trzan que, segundo a herdeira, D. Lucilia Trzan, luta para manter viva a história deste monumento.

SERVIÇO


O QUE É: Projeto Rodin Itinerante.

Quando: Dia 25 de julho 2011 às 11h.

Onde: Solar Paraíso, na cidade de Santo Amaro.

Realização: Palacete das Artes Rodin Bahia/ DIMUS/IPAC/SECULT/BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas caluniosas, defamadoras, Inadequadas ou que possuam conteúdo ofensivo.

Os comentários postados são de inteira responsabilidade dos respectivos comentaristas e não correspondem, à opinião dos autores do Santo Amaro Notícias.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...