24 de julho de 2014

UFRB comemora nove anos de conquistas na inclusão social e excelência acadêmica




A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) completa, no próximo dia 29 de julho, nove anos de história. Criada pela Lei Nº 11.151/2005, a primeira universidade federal do interior da Bahia é fruto de uma antiga reivindicação da comunidade do Recôncavo. 

Desde então, acumula números relevantes no ensino, pesquisa e extensão, inserindo entre as suas prioridades a inclusão social.

No início de suas atividades, eram 15 cursos de graduação e um curso de mestrado. Em 2014, já são 40 cursos de graduação, 2 programas de pós-graduação com doutorado, 7 mestrados acadêmicos, 5 mestrados profissionais, 6 especializações e uma residência clínica. 

Com uma média de 9 mil estudantes, a instituição ofertou este ano mais de 2.400 vagas na graduação, sendo a primeira universidade do país a ter uma pró-reitoria de políticas afirmativas e a única a promover anualmente um fórum internacional sobre o tema.


A UFRB possui hoje 84,3% de estudantes negros, frente a 40,8% da média nacional, segundo dados do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace). Desde a sua criação, em 2005, já adotava a reserva de 45% das vagas para cotistas. 

Após a Lei Nº 12.711/2012, conhecida como a Lei de Cotas, foi a primeira universidade a aplicá-la integralmente, reservando 50% das vagas ao sistema. Na UFRB, dos 50% das cotas, 76,67% são reservados à população negra.

É também destaque na produção científica. Em 2010, sediou a Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), maior evento científico do Nordeste, que se desdobrou na Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia. 

Recentemente, concorrendo com 104 instituições, sendo 83 universidades e 21 institutos de pesquisa, a UFRB foi a instituição de ensino superior vencedora do 11º Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica e Tecnológica, categoria Mérito Institucional, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Polo integrador - Concebida em um modelo multicampi, a UFRB está presente em seis municípios do Recôncavo com sete centros de ensino: o Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) e o Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), em Cruz das Almas; o Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), em Cachoeira; o Centro de Ciências da Saúde (CCS), em Santo Antônio de Jesus; o Centro de Formação de Professores (CFP), em Amargosa; o Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), em Feira de Santana, e o Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), em Santo Amaro da Purificação.

Com sua trajetória de conquistas e preparada para os novos desafios, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia tem cumprido a meta de garantir educação pública, inclusiva e de qualidade aos moradores do Recôncavo e à sociedade brasileira. Ascom UFRB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas caluniosas, defamadoras, Inadequadas ou que possuam conteúdo ofensivo.

Os comentários postados são de inteira responsabilidade dos respectivos comentaristas e não correspondem, à opinião dos autores do Santo Amaro Notícias.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...